quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Programa Mesa Brasil em Nossa Escola



O Centro de Educação Infantil Semear e Colher faz parte do programa Mesa Brasil. O Programa Mesa Brasil SESC é uma iniciativa de ação social e educativa que integra empresas, instituições sociais e voluntários.  Toda semana Recebemos doações de verduras, frutas, legumes pães e outros. As doações são sempre muito bem vindas! De fato, as crianças tem tido a oportunidade de aprender a aproveitar e reaproveitar todos os tipos de alimentos!  As crianças têm aprendido sobre como uma alimentação equilibrada e adequada fornece suporte para seu crescimento e desenvolvimento. 
Doações Mesa Brasil
Doações Mesa Brasil
Doações Mesa Brasil

 É interessante que os pais façam o consumo dos mesmos alimentos que seus filhos. Coloque no seu prato e no da criança todas as opções do cardápio oferecido no dia, mesmo que esse contenha algum alimento que a criança rejeita. A maneira mais eficaz de aprendizagem da criança é o espelhamento em seus pais e mestres. 
É na hora das refeições que temos a oportunidade de ver que nosso trabalho tem dado frutos!
 A criança copia e observa tudo que vê os adultos fazerem, não adianta queremos fazer com que a criança coma algo que você mesmo não come. Envolver a criança na escolhas e no preparo dos alimentos é uma excelente opção, alem de super saudável, é muito divertido e os pais têm uma ótima opção de “tempo de qualidade” com os filhos. Momentos assim ficam guardados na memória das crianças!

Aprendendo a usar o processador!
Preparando Legumes!
Bolo de chocolate!
Bolo de Goiaba!
Higienização dos alimentos!

 Eles amam ajudar no preparo dos alimentos, sem contar que mesmo que “não goste do que preparou”, só o fato de ter ajudado a preparar passa a achá-lo delicioso! Falo isso por experiência própria! Já vi muita criança que não consome nenhum tipo de legume, passar a “amar” arroz com legumes, suco de couve com limão, salada de frutas, isso tudo pelo simples fato de ter ajudado preparar! É maravilhoso ver como comem com gosto aquilo que preparam...
Arroz delicioso preparado por eles!!!
 É importante que todos os educados compreendam que Quando desenvolvemos um ótimo trabalho prático, o teórico se torna muito prazeroso e eficaz!

Móbile de frutas para decorar a cozinha da mamãe e sempre que olhar pra ele lembrar que trocar doces por frutas é uma ótima opção!
"São pequenas atitudes e escolhas dos pais que fazem a diferença na formação de um bom hábito alimentar pelos seus filhos. Aprendendo desde cedo o conceito de saúde e nutrição a criança cresce com maior consciência e, uma vez, realizada a educação alimentar de seus filhos, previne de mais tarde viver um processo de reeducação alimentar, principalmente relacionado a uma patologia.” (Fonte:  ANutricionista.Com - Camila Cialdini Faria - CRN9 9661)

Um comentário: