quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Pais & Filhos

     

O lar é o lugar onde Deus estabeleceu o papel do pai, da mãe e também dos filhos para que pudessem aprender as lições básicas necessárias.

Em Efésios 6:1-4 Deus Deixa mandamentos à família, diz:

Vós, filhos, sede obedientes os vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa; Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra. E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.

            Em Provérbios 22:3 diz: “Ensina a criança o caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviara dele.”
           
            De acordo com a tradução da bíblia de estudo Plenitude; A palavra Ensina tem a idéia de um pai que graciosamente investe numa criança toda a sabedoria, amor, educação e disciplina que são necessários para que se torne plenamente comprometida com Deus. Isso pressupõe a maturidade emocional e espiritual dos pais para fazerem isso. 

No caminho em que deve andar, significa fazer essa instrução de acordo com a personalidade, dons e aspirações únicas da criança. Significa também treinar a criança a evitar quaisquer tendências naturais que ela tenha e que impeçam seu comprometimento com Deus.

Em virtude disso, a promessa garante que a criança permanecera naquilo que lhe foi ensinado. A recompensa quando os pais investem na criança toda a sabedoria, amor, educação e disciplina que são necessárias é que ela se torne plenamente comprometida com tudo o que fizer.

Os pais têm responsabilidade com suas crianças e prestarão contas como mordomos diante de Deus por elas”. E continua, afirmando que “os professores são aqueles que aceitam um papel profissional de educar a progênie de uma comunidade sob a confiança dos pais”.

Na Bíblia, em Provérbios 6:23, encontramos que “...as repreensões da disciplina são o caminho da vida”.

Para que a escola e a família cumpram o “ensinar o caminho em que deve andar” é necessário que haja jugo igual entre ambos, segundo a bíblia alguns versículos citam sobre andarem juntos;

Amós 3:3 diz: “Andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?”.

 II Coríntios 6.14 diz: “Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?”.

  Em Lucas 6: 39-40; “E dizia-lhes uma parábola: Pode porventura o cego guiar o cego? Não cairão ambos na cova?O discípulo não é superior a seu mestre, mas todo o que for perfeito será como o seu mestre.”

Por esta razão é necessário que a escola e a família caminhem tendo mesmos objetivos e em acordo.

Segundo a bíblia filhos são herança do Senhor. A palavra Herança definida a partir do dicionário Webster, sendo: Herança uma propriedade que passa de um ancestral para um herdeiro por descendência ou curso da lei, aquilo que é herdeiro.

 Em Salmos 127:3, diz: "Herança do SENHOR são os filhos; o fruto do ventre, seu galardão.". Sendo assim, a família é uma instituição divina, estabelecida para gerar filhos. Educar uma criança é trabalhar num projeto de vida, e que os pais são os responsáveis diante de Deus.

Em Mateus 18:6 diz: “Qualquer, porém, que fizer tropeçar a um destes pequeninos que crêem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma grande pedra de moinho, e fosse afogado na profundeza do mar”. 

Este versículo mostra a responsabilidade que os pais possuem pelos ensinamentos dados aos seus filhos. Cabe aos pais supervisionar a educação dos filhos, e se eles conscientemente permitirem que os professores tomem seu lugar para ensinar coisas que poderão levá-lo a tropeçar, os pais e também professores poderão a ser culpados da ira do Senhor.

As funções da família com relação à escola são: Garantir a freqüência e a pontualidade, demonstrar interesse pelo que o filho aprende, acompanhar o desenvolvimento da criança, ouvi-la, valorizar o que ela faz, demonstrar interesse pelas atividades escolares, criar condições para que a criança aprenda da melhor forma.

A educadora e escritora Cris Polly (Super Nanny) cita:

A responsabilidade da educação dos filhos é dos pais. Os filhos precisam de limites e amor, o equilíbrio entre ambos é o segredo de uma educação bem sucedida. Não tenham medo de falar ‘não’, de colocar limites, os filhos vão agradecer no futuro. Busquem em Deus os valores e princípios a serem ensinados, inculcados e vividos com os filhos. Dêem o exemplo. Os filhos são seu espelho.

São exemplos como estes que tornam os discentes responsáveis e preparados para se tornarem adultos aptos para serem felizes e realizados em suas ocupações futuras.



Que Deus continue dando a nós educadores e a vocês pais graça  e sabedoria para instruir nossas crianças no caminho certo!