segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

PROJETO: “Eu e o meio que vivo”

PROJETO: “Eu e o meio que vivo”
Aprendendo sobre vegetação.
JUSTIFICATIVA:
Observada a questão do descuido e falta de conhecimento sobre o meio em que vivemos, tivemos como decisão a elaboração do projeto, para que através dele as crianças possam saber mais sobre o meio onde vive seu país, estado, cidade, sua escola, sua casa e até sobre seu quarto.

  É importante que desde pequenas as crianças recebam informações básicas e necessárias para seu dia a dia, estas são informações que levarão consigo para sempre.

 Nessa fase é importante que os alunos adquiram, aproveitem todas as oportunidades para valorizar a vida, o meio onde vivem e todas as pessoas que fazem parte desta história. Conhecendo-se de maneira global, a criança poderá não só vivenciar situações reais, mas integrar-se como ser crítico, autônomo, questionando mudanças, atitudes e valorizando-se no seu desenvolvimento.

OBJETIVOS:

ü  Adquirir noções fundamentais sobre sua individualidade e dos amigos de classe
ü  Dar a criança oportunidade de compreender o que é Identidade.
ü  Respeitar a individualidade de cada um do grupo
ü  Reconhecer a importância e a necessidade de ter um bom relacionamento com o grupo, afinal passarão por um ano ou até mais juntos.
ü  Desenvolver o hábito de cuidar de si, 
ü  Valorizar seu corpo, sua saúde, sua vida, seu meio social e ambiental;
ü  Estabelecer uma relação com a sociedade;
ü  Diferenciar os vários tipos de famílias e os membros que a compõe;
ü  Conhecer seus antepassados;
ü  Identificar tipos de moradia e formas de construções;
ü  Conhecer diversas estruturas familiares no mundo. Valorizar a cidadania, o respeito ao próximo a si mesmo e a cooperação;
ü  Desenvolver hábitos e costumes de higiene e saúde;
ü  Respeitar e valorizar seu corpo, sua saúde , sua família, seu lar e todas as diferenças
ü  Apreciar e ler vários tipos de textos;
ü  Preservar o corpo e a sua saúde; identificar todas as partes do corpo
ü  Possibilitar a integração com as pessoas e o ambiente;
ü  Favorecer a sua livre expressão para que, participem e busquem novas maneiras de interagir com a realidade até mesmo para modificá-la;
ü  Compreender que é um ser único e que há diferenças mesmo sendo membros de uma mesma família;
ü  Compreender sobre a criação do Mundo e sobre seu Criador
ü  Dar valor a cada detalhe da criação
ü  Compreender que cada coisa possui o seu lugar no espaço
ü  Desenvolver conhecimentos sobre o planeta e tudo o que nele há.
ü  Enriquecer e proporcionar uma forma simples de compreender a formação do mundo (Planeta, Continentes, Pais, Regiões, estados, cidades, bairros, ruas...)
ü  Atingir um alto grau de conhecimento com relação a tudo o que nos cerca.
ü  Conscientizar as crianças sobre os cuidados que devemos tomar com o nosso habitat

METODOLOGIA

Com a consciência de que a criança que desenvolve um forte amor por seu meio ambiente e por todos os seres vivos, criança que descobre a alegria e o entusiasmo no trabalho, temos motivos para esperar que a humanidade possa se orientar numa nova direção.

Só uma educação ambiental baseada na transformação de valores e na mudança de atitudes pode resultar em benefícios, para o nosso planeta, que dá sinais visíveis de que esta pedindo socorro.

As crianças devem conhecer sobre o meio pois assim aprendem brincando, Reciclando e Amando o Planeta Terra.

ESTRATÉGIAS:

Musicas,Vídeos; pesquisas; Jornais e revistas; Textos; conversação; fotos, expressões corporais, teatro, Dinâmicas diversas, atividade familiar e outros.

COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS

Afetividade; auto-conhecimtno; Auto-estima; hábitos de trabalhos, relacionamento com os amigos e professores, cumprimento das tarefas escolares, atitudes positivas ou negativas com relação aos trabalhos escolares, capacidade de cooperação, aproveitamento de tempo; etc.

QUESTÕES A SEREM ABORDADAS.

      ü  Quem somos?
ü  De onde viemos?
ü  Nossos antepassados?
ü  Valores que temos?
ü  Porque precisamos uns dos outros?
ü  Qual a importância de sermos moldados em nossa individualidade?
ü  Qual o nosso habitat?
ü  O que temos a nossa volta?
ü  Qual nossa importância no meio que vivemos?
  ü  Como preservar o meio que vivo?
 ü  Qual minha função como cidadão?

EIXOS TRABALHADOS:

ü  Linguagem oral e escrita;
ü  Matemática;
ü  Movimento;
ü  Música;
ü  Artes visuais;
ü  Natureza e sociedade

AVALIAÇÃO:

Na avaliação é vista o desempenho e participação de cada aluno. Será observado de que forma tem refletido na vida das crianças, como cuidado com o meio, reciclagem, e a compreensão da responsabilidade que cada um tem para com a sociedade.

Todas as atividades realizadas serão registradas e feitos relatórios com fotos em anexo e posto nos fichários juntamente com as atividades realizadas.

Trimestralmente será enviado aos pais relatórios individuais explicando sobre o processo educativo e desenvolvimento do seu filho (a).