quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Educação por Pricípios

"O Princípio de semear e colher é compreender que toda ação têm conseqüências"

O que tens plantado? Na tua casa? No teu relacionamento com os filhos, marido, amigos? Colherá o que Semear... A Lei de Deus é assim...

Educação por Princípios é o método de pesquisa investigativo, que faz das verdades bíblicas a base do conhecimento de cada conteúdo curricular. Nele enfocamos princípios bíblicos que norteiam o processo educacional, tendo em vista os objetivos que cada um deles proporciona na formação humana, conforme abaixo segue os  princípios e seus objetivos:

Princípio do Autogoverno – O governo de si próprio é um diferencial que nos distingue dos animais que apenas seguem instintos. O desenvolvimento  desta habilidade gera em nós o domínio próprio, capacidade dada singularmente ao ser humano, que foi criado a imagem e semelhança de Deus para governá-la e O representar nesta terra.

Princípio da Aliança – enfoca o valor da união e têm por objetivo fortalecer os vínculos dos relacionamentos, baseados no amor;

Princípio da Individualidade – valoriza a singularidade de cada ser humano com o objetivo de que cada um se perceba como um ser único;

Princípio da Semeadura e Colheita – trata-se de permitir que se “colham os frutos” de cada atitude semeada, sendo elas positivas ou negativas, promovendo a consciência e responsabilidade por cada escolha que se faz;

Princípio do Caráter – caráter é a marca que identifica a personalidade de cada indivíduo. Uma marca é feita pela pressão de um material com saliências  sobre outro que recebe os sinais de sua saliência. A vida nos oferece constantes situações de pressões que os servem de oportunidades para superarmos os nossos próprios limites enquanto seres humanos;

Princípio da Mordomia – a palavra mordomia está relacionada ao ato de cuidar de algo que a nós foi confiado, neste sentido utilizamos deste princípio para gerar zelo, responsabilidade e organização quanto aos pertences utilizados em nosso dia a dia.

A Educação por Princípios é uma maneira de ensinar e aprender que ensina o aluno como pensar e aprender, por princípios.

É um método de educação que libera o potencial do indivíduo, forma o caráter cristão, constrói uma erudição baseada numa cosmovisão cristã e habilita líderes servidores. Entendemos educação em seu sentido amplo como o processo de transmitir à próxima geração conhecimento e valores que a capacitem a uma participação construtiva na sociedade. Educar uma criança é trabalhar em um projeto de vida, o que compete primordialmente aos pais, como responsáveis diretos pelos resultados.

Conforme apresentada por Rosalie J. Slater (The Principle Approach - F.A.C.E. - Fundation for American Christian Education, EUA), que definiu e estruturou essa abordagem: “Educação por Princípios é "um método cristão histórico de raciocínio bíblico, que faz das verdades da Palavra de Deus a base de cada assunto no currículo escolar".

Esses princípios não são concernentes apenas à educação, pelo contrário, são princípios para a vida.

http://www.cifraclub.com.br/asaph-borba/colhera-que-semear/






O Centro de Educação Infantil Semear e Colher visa o atendimento de crianças de 1 a 5 anos, conforme estabelece a Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9394/96. Nossa missão é oferecer uma educação de qualidade, com foco no desenvolvimento afetivo, intelectual, cultural e social das crianças, contribuindo para excelência na formação do caráter dos mesmos.

“Educação compreende toda a série de instrução e disciplina, com a intenção de iluminar o entendimento, corrigir o temperamento, e formar maneiras e hábitos da juventude, e adequá-los para serem úteis em suas ocupações futuras.”



"Dicionário Webster"