quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Programa Mesa Brasil em Nossa Escola



O Centro de Educação Infantil Semear e Colher faz parte do programa Mesa Brasil. O Programa Mesa Brasil SESC é uma iniciativa de ação social e educativa que integra empresas, instituições sociais e voluntários.  Toda semana Recebemos doações de verduras, frutas, legumes pães e outros. As doações são sempre muito bem vindas! De fato, as crianças tem tido a oportunidade de aprender a aproveitar e reaproveitar todos os tipos de alimentos!  As crianças têm aprendido sobre como uma alimentação equilibrada e adequada fornece suporte para seu crescimento e desenvolvimento. 
Doações Mesa Brasil
Doações Mesa Brasil
Doações Mesa Brasil

 É interessante que os pais façam o consumo dos mesmos alimentos que seus filhos. Coloque no seu prato e no da criança todas as opções do cardápio oferecido no dia, mesmo que esse contenha algum alimento que a criança rejeita. A maneira mais eficaz de aprendizagem da criança é o espelhamento em seus pais e mestres. 
É na hora das refeições que temos a oportunidade de ver que nosso trabalho tem dado frutos!
 A criança copia e observa tudo que vê os adultos fazerem, não adianta queremos fazer com que a criança coma algo que você mesmo não come. Envolver a criança na escolhas e no preparo dos alimentos é uma excelente opção, alem de super saudável, é muito divertido e os pais têm uma ótima opção de “tempo de qualidade” com os filhos. Momentos assim ficam guardados na memória das crianças!

Aprendendo a usar o processador!
Preparando Legumes!
Bolo de chocolate!
Bolo de Goiaba!
Higienização dos alimentos!

 Eles amam ajudar no preparo dos alimentos, sem contar que mesmo que “não goste do que preparou”, só o fato de ter ajudado a preparar passa a achá-lo delicioso! Falo isso por experiência própria! Já vi muita criança que não consome nenhum tipo de legume, passar a “amar” arroz com legumes, suco de couve com limão, salada de frutas, isso tudo pelo simples fato de ter ajudado preparar! É maravilhoso ver como comem com gosto aquilo que preparam...
Arroz delicioso preparado por eles!!!
 É importante que todos os educados compreendam que Quando desenvolvemos um ótimo trabalho prático, o teórico se torna muito prazeroso e eficaz!

Móbile de frutas para decorar a cozinha da mamãe e sempre que olhar pra ele lembrar que trocar doces por frutas é uma ótima opção!
"São pequenas atitudes e escolhas dos pais que fazem a diferença na formação de um bom hábito alimentar pelos seus filhos. Aprendendo desde cedo o conceito de saúde e nutrição a criança cresce com maior consciência e, uma vez, realizada a educação alimentar de seus filhos, previne de mais tarde viver um processo de reeducação alimentar, principalmente relacionado a uma patologia.” (Fonte:  ANutricionista.Com - Camila Cialdini Faria - CRN9 9661)

terça-feira, 27 de novembro de 2012

O QUE SE PLANTA SE COLHE!

A educação dos filhos exige muita paciência. Pois nem sempre o que planejamos para eles é concretizado. Devemos lembrar que estamos lidando com um outro ser. E cada ser é diferente, nos seus atos, modo de pensar e temperamentos. Ao educar os filhos você notará que nem tudo o que você fala eles assimilam. Mas basta você fazer algo, que eles logo prestam a atenção. E quando você menos esperar, lá estão eles colocando em prática o que você fez, ou comentam o fato. Por isso, não dá para ensiná-los a compartilhar, se você não compartilha. Não dá para cobrar deles a bondade com os coleguinhas do colégio, se você chega em casa dizendo que dá vontade de ''matar'' o seu chefe do trabalho. Devemos ter muito cuidado com o que falamos perto das crianças. Mesmo dormindo! O SUBCONSCIENTE ABSORVE TUDO.



IMPORTANTE: Cuidado com o que seus filhos vêem e ouvem. Temos uma falta de valores muito grande hoje em dia em relação as músicas. Muitas músicas exploram a sexualidade que a criança não tem. Acrescentam palavras de baixo escalão ao vocabulário do pequenino.O mesmo digo aos desenhos que deseducam.Desenhos que têm sangue, guerra, arma...Devemos cortar esses tipos de influências.Mais tarde, com amor,tolerância, carinho e muita paciência termos o retorno. Vamos plantar tudo que que é puro e reto na vida de nossas crianças... de fato valerá a pena!!!

Deus os escolheu para serem responsáveis por seus filhos e certamente ele os capacitará, afinal: Deus não escolhe os capacitados mais capacita os escolhidos!!!

Maternal I

♫ Todo Ser Que Respira Louve ao Senhor! (Salmos 150:6)