terça-feira, 4 de junho de 2013

Projeto Minha identidade e individualidade

 “É necessário que desde pequena a criança entenda que ela possui um lugar na história, assim poderão ter segurança em relação ao seu presente e futuro. A criança precisa receber orientações sábias vindas de adultos, assim podem identificar as qualidades pessoais do caráter ”
Retirado do estudo: Educação por princípios no cotidiano escolar
Atividade Familiar (Maternal II)
 Justificativa:

Nesta fase da educação Infantil é importante que os alunos aproveitem todas as oportunidades para valorizar a vida, o meio onde vivem e todas as pessoas que fazem parte desta história. Conhecendo-se de maneira global, a criança poderá não só vivenciar situações reais, mas integrar-se como ser crítico, autônomo, questionando mudanças, atitudes e valorizando o seu desenvolvimento.

  
Objetivos:

  • Dar a criança oportunidade de compreender o que é Identidade.
  • Respeitar a individualidade de cada um do grupo
  • Reconhecer a importância e a necessidade de ter um bom relacionamento com o grupo, afinal passarão por um ano ou até mais juntos.
  • Adquirir noções fundamentais sobre sua individualidade e dos amigos de classe
  • Desenvolver o hábito de cuidar de si, 
  • Valorizar seu corpo, sua saúde, sua vida, seu meio social e ambiental;
  • Estabelecer uma relação com a sociedade;
  • Diferenciar os vários tipos de famílias e os membros que a compõe;
  • Conhecer seus antepassados;
  • Identificar tipos de moradia e formas de construções;
  • Conhecer diversas estruturas familiares no mundo. Valorizar a cidadania, o respeito ao próximo a si mesmo e a cooperação;
  • Desenvolver hábitos e costumes de higiene e saúde;
  • Respeitar e valorizar seu corpo, sua saúde , sua família, seu lar e todas as diferenças
  • Apreciar e ler vários tipos de textos;
  • Preservar o corpo e a sua saúde; identificar todas as partes do corpo
  • Possibilitar a integração com as pessoas e o ambiente;
  • Favorecer a sua livre expressão para que, participem e busquem novas maneiras de interagir com a realidade até mesmo para modificá-la;
  • Compreender que é um ser único e que há diferenças mesmo sendo membros de uma mesma família;
  • Desenvolver o auto - conceito.


Questões a serem abordadas.

  • Quem somos? De onde viemos? Nossos antepassados? Valores que temos? Porque precisamos uns dos outros? Qual a importância de sermos moldados em nossa individualidade?

Eixos trabalhados:

  • Linguagem oral e escrita; Matemática; Movimento; Música; Artes visuais; Natureza e sociedade


Competências desenvolvidas

  • Afetividade; autoconhecimento; Auto-estima; hábitos de trabalhos, relacionamento com os amigos e professores, cumprimento das tarefas escolares, atitudes positivas ou negativas com relação aos trabalhos escolares, capacidade de cooperação, aproveitamento de tempo; etc.

  Estratégias:
  • Bíblia; pesquisas; atividades familiares; Filmes; Jornais e revistas; Textos; conversação; Músicas; fotos, expressões corporais, teatro, Dinâmicas diversas e outros.
Maternal II
Maternal II
Maternal III
Maternal III
Maternal II
Jardim e pré-escola
Jardim e pré-escola
Maternal III
Maternal I
  As crianças precisam sentir-se amadas, seguras, valorizadas e importantes.É fundamental que a criança desenvolva confiança no caráter dos adultos que mais influenciam suas vidas. A criança possui um valor pessoal, baseado na aceitação de sua própria individualidade como presente de Deus.

 Retirado do estudo: Educação por princípios no cotidiano escolar