quinta-feira, 20 de março de 2014

projeto: “Eu e o meio que vivo”

Desenvolvimento do projeto: “Eu e o meio que vivo”

 As turmas do Maternal I,II e III iniciaram o projeto “eu e o meio que vivo” no dia 03 de fevereiro.  Partindo do principio, cujo texto referência para as atividades é Gênesis 1:1-31, pode-se compreender a origem de todas as coisas.  Nestas primeiras semanas o principal objetivo é apresentar as crianças e tornar conhecida toda a criação.

Neste primeiro mês nossas atividades têm sido focadas em temas relacionados ao nosso planeta, sua composição e também cuidados que devemos ter com ele. Os principais objetivos a serem atingidos tem sido; que compreendam o que é o planeta terra, do que ele é formado, e quais as suas necessidades para sua sobrevivência.

As crianças tem mostrado grande interesse em novas descobertas. Cada aula ministrada nota-se a vontade e desejo em aprender, obviamente que cada um na sua individualidade, grau de interesse e tempo de concentração, porem de modo geral a turma participa, questiona, e mantém um excelente período de interesse no que esta sendo ministrado.

O Maternal III Construiu o Planeta terra que foi pendurado no teto da sala. Também aprenderam sobre tudo o que nele há; o céu a terra, sol, lua, estrelas, as águas, Plantas e as arvores, os animais e os seres humanos. 

As turmas do maternal I e II também iniciaram o ano com atividades relacionadas ao planeta, porem por vermos maior necessidade em se conhecerem melhor e também os amigos passamos a intercalar com atividades sobre sua Genealogia e Individualidade.  


A turma do Jardim I e II tem focado as atividades em cima dos temas: Amigo, família e genealogia, cujo objetivo: estimular a cidadania e ajudar os alunos a perceber que eles possuem uma história de vida, as atividades promoveram situações que favorecem a construção da identidade, além de estimular a integração social, respeitando as diferenças étnicas e sociais entre os colegas. Consequentemente, a afetividade pelos amigos e familiares são desenvolvidos de forma que estimulem os alunos a adquirirem valores para que tenham uma boa interação com as pessoas e com o mundo.

"a importância de uma alimentação saudável"

Introdução: "Tudo que vemos no nosso dia a dia" Maternal I e II
Explorando as cores presentes no nosso cotidiano. Maternal I e II
O dia e a Noite. Maternal III
O dia e a Noite. Maternal III
o Sol e as Estrelas. Maternal III
Musicalização. Maternal I e II

 

Maternal III
O dia e a Noite. Maternal 
Árvore Genealógica Construída pela Turma do Maternal II

Árvore Genealógica Construída pela Turma do Maternal II
Construindo a Árvore Genealógica
Estrelas Confeccionadas pelo Maternal I
Árvore Genealógica Construída pela Turma do Maternal 
Construindo A Genealogia

Genealogia
Genealogia

As estrelas
Planeta terra construído pelo Maternal III
Árvore construída pelo Maternal I
Genealogia
Construindo a árvore genealógica
árvore de amigos construída pelo Jardim I e II
Genealogia construída pelo Jardim I e II
Sentidos
Alimentação Saudável. Dia do Arroz colorido
Identidade/ Jardim I e II
Aprendendo sobre a formação das nuvens
Aprendendo sobre a formação das nuvens
Conhecendo o Planeta terra. 
Conhecendo o Planeta terra. 
Formação das nuvens!
a Criação
sentidos
"prontos para mais uma prática culinária"
Pomar pintado e montado pela turma do Maternal. "♫ Banana, bananeira,Goiaba, goiabeira
Laranja, laranjeira, Maçã, macieira, Mamão, mamoeiro ♫" Palavra Cantada
Massinha Caseira, feita com o maternal I e II. Receita no nosso Face: https://www.facebook.com/semear.colher/posts/606069122801569?stream_ref=10
Jardim I e II reproduzindo a obra Maçãs e Laranjas do autor Paul Cézanne
Jardim I e II reproduzindo a obra Maçãs e Laranjas do autor Paul Cézanne

Alimentação Saudável. Jardim I/II
Nosso Lar. Maternal III
Nosso Lar. Maternal III
Nosso Lar. Maternal I
Conhecendo a Horta

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

PROJETO: “Eu e o meio que vivo”

PROJETO: “Eu e o meio que vivo”
Aprendendo sobre vegetação.
JUSTIFICATIVA:
Observada a questão do descuido e falta de conhecimento sobre o meio em que vivemos, tivemos como decisão a elaboração do projeto, para que através dele as crianças possam saber mais sobre o meio onde vive seu país, estado, cidade, sua escola, sua casa e até sobre seu quarto.

  É importante que desde pequenas as crianças recebam informações básicas e necessárias para seu dia a dia, estas são informações que levarão consigo para sempre.

 Nessa fase é importante que os alunos adquiram, aproveitem todas as oportunidades para valorizar a vida, o meio onde vivem e todas as pessoas que fazem parte desta história. Conhecendo-se de maneira global, a criança poderá não só vivenciar situações reais, mas integrar-se como ser crítico, autônomo, questionando mudanças, atitudes e valorizando-se no seu desenvolvimento.

OBJETIVOS:

ü  Adquirir noções fundamentais sobre sua individualidade e dos amigos de classe
ü  Dar a criança oportunidade de compreender o que é Identidade.
ü  Respeitar a individualidade de cada um do grupo
ü  Reconhecer a importância e a necessidade de ter um bom relacionamento com o grupo, afinal passarão por um ano ou até mais juntos.
ü  Desenvolver o hábito de cuidar de si, 
ü  Valorizar seu corpo, sua saúde, sua vida, seu meio social e ambiental;
ü  Estabelecer uma relação com a sociedade;
ü  Diferenciar os vários tipos de famílias e os membros que a compõe;
ü  Conhecer seus antepassados;
ü  Identificar tipos de moradia e formas de construções;
ü  Conhecer diversas estruturas familiares no mundo. Valorizar a cidadania, o respeito ao próximo a si mesmo e a cooperação;
ü  Desenvolver hábitos e costumes de higiene e saúde;
ü  Respeitar e valorizar seu corpo, sua saúde , sua família, seu lar e todas as diferenças
ü  Apreciar e ler vários tipos de textos;
ü  Preservar o corpo e a sua saúde; identificar todas as partes do corpo
ü  Possibilitar a integração com as pessoas e o ambiente;
ü  Favorecer a sua livre expressão para que, participem e busquem novas maneiras de interagir com a realidade até mesmo para modificá-la;
ü  Compreender que é um ser único e que há diferenças mesmo sendo membros de uma mesma família;
ü  Compreender sobre a criação do Mundo e sobre seu Criador
ü  Dar valor a cada detalhe da criação
ü  Compreender que cada coisa possui o seu lugar no espaço
ü  Desenvolver conhecimentos sobre o planeta e tudo o que nele há.
ü  Enriquecer e proporcionar uma forma simples de compreender a formação do mundo (Planeta, Continentes, Pais, Regiões, estados, cidades, bairros, ruas...)
ü  Atingir um alto grau de conhecimento com relação a tudo o que nos cerca.
ü  Conscientizar as crianças sobre os cuidados que devemos tomar com o nosso habitat

METODOLOGIA

Com a consciência de que a criança que desenvolve um forte amor por seu meio ambiente e por todos os seres vivos, criança que descobre a alegria e o entusiasmo no trabalho, temos motivos para esperar que a humanidade possa se orientar numa nova direção.

Só uma educação ambiental baseada na transformação de valores e na mudança de atitudes pode resultar em benefícios, para o nosso planeta, que dá sinais visíveis de que esta pedindo socorro.

As crianças devem conhecer sobre o meio pois assim aprendem brincando, Reciclando e Amando o Planeta Terra.

ESTRATÉGIAS:

Musicas,Vídeos; pesquisas; Jornais e revistas; Textos; conversação; fotos, expressões corporais, teatro, Dinâmicas diversas, atividade familiar e outros.

COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS

Afetividade; auto-conhecimtno; Auto-estima; hábitos de trabalhos, relacionamento com os amigos e professores, cumprimento das tarefas escolares, atitudes positivas ou negativas com relação aos trabalhos escolares, capacidade de cooperação, aproveitamento de tempo; etc.

QUESTÕES A SEREM ABORDADAS.

      ü  Quem somos?
ü  De onde viemos?
ü  Nossos antepassados?
ü  Valores que temos?
ü  Porque precisamos uns dos outros?
ü  Qual a importância de sermos moldados em nossa individualidade?
ü  Qual o nosso habitat?
ü  O que temos a nossa volta?
ü  Qual nossa importância no meio que vivemos?
  ü  Como preservar o meio que vivo?
 ü  Qual minha função como cidadão?

EIXOS TRABALHADOS:

ü  Linguagem oral e escrita;
ü  Matemática;
ü  Movimento;
ü  Música;
ü  Artes visuais;
ü  Natureza e sociedade

AVALIAÇÃO:

Na avaliação é vista o desempenho e participação de cada aluno. Será observado de que forma tem refletido na vida das crianças, como cuidado com o meio, reciclagem, e a compreensão da responsabilidade que cada um tem para com a sociedade.

Todas as atividades realizadas serão registradas e feitos relatórios com fotos em anexo e posto nos fichários juntamente com as atividades realizadas.

Trimestralmente será enviado aos pais relatórios individuais explicando sobre o processo educativo e desenvolvimento do seu filho (a).

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Festa de encerramento/Formatura 2013

A festa de encerramento do Centro de Educação Infantil Semear e Colher se se realizou no dia 21 de dezembro de 2013, no BKR. Que ano precioso que a família Semear e Colher teve o privilégio de ter, que Equipe Maravilhosa e as famílias só temos a agradecer por toda confiança, amor e honestidade para conosco! MUITO OBRIGADA! E para encerrar, nós da Equipe e as famílias fomos presenteados por Deus com uma noite MARAVILHOSA, com muitas alegrias, amor, comidas gostosas, diversão e emoções! Valeu a pena cada esforço!!!

Apresentações:
Os meninos da turma do jardim e pré-escola da deram inicio as apresentações dançando a musica TUDO JUNTO E MISTURADO de Aline Barros. Esta representa algo que eles bem sabem: Cada pessoa foi criada de forma única e especial pelo Criador, e cada um deve ser respeitado na sua individualidade, e é isto que buscamos plantar na vida de nossas crianças.



É importante que desde pequenas as crianças valorizem todos os estilos musicais sem que haja preconceitos. As meninas da turma do jardim e pré escola se apresentaram com a musica BANHO DE LUA, representando a época dos anos 60.



As turmas do berçário e maternal nos últimos meses do ano de 2013 apreenderam sobre diversos animais, porém os que mais lhes chamou atenção foram às aves.  Eles apresentarão a musica “Meu Pintinho amarelinho”. Foi um arraso!

 


 Preservar o meio que vivemos é fundamental para que nosso planeta sobreviva, a turma do Maternal II, aprendeu sobre diversos animais que estão em extinção e apresentaram a musica CIRANDA DOS BICHOS onde todos os animais citados na musica atualmente encontra-se em extinção!



Na época em que Jesus esteve na terra ele tinha vários amigos que o seguiam, em certo momento da historia os amigos de Jesus Pedro Tiago e João foram pescar, mais não pegaram nenhum peixe, então Jesus com todo o seu poder disse:  Lancem a rede do outro lado! E mesmo sem entender o porque eles obedeceram e foram muito abençoados, suas redes se encheram de peixes, as crianças aprenderam sobre Milagres e também sobre a importância de obedecer, assim poderão ser muito abençoados. A Turma do Maternal III se apresentou com a musica: “Pedro Tiago e João num barquinho”.




Formatura

Para os Alunos da pré-escola foi é um dia muito especial, pois deixaram  para trás o jardim de infância, e entraram no ensino fundamental.
Os formandos cantaram o Hino de Joinville.


A aluna ISABELI fez o juramento juntamente com sua turma. 
“Eu prometo ao sair da pré-escola, cumprir fielmente tudo que aqui eu aprendi: Amar e respeitar meus pais e mestres, ser bom filho e bom aluno ter sempre em meu coração a presença amiga de todos que ajudaram na minha formação. A todos, eterna gratidão!”



O aluno Luiz Eduardo fez  o agradecimento em nome da sua Turma.
“Neste momento tão belo quero agradecer a Deus pela oportunidade que estou tendo.Venci a primeira barreira a educação Infantil.  Aos meus professores  por terem alimentado a minha vontade de aprender. Pelo carinho e amor;.  Um agradecimento especial aos  meus pais que me deram a oportunidade de: nascer, crescer, ser gente, ser educada e feliz. meu muito obrigado!”

 Os formandos Homenagearam suas famílias e então chegou a hora mais esperada,; a entrega dos diplomas.
Ana Julia Kretzer
Daniel de Freitas Francisco Alves
Erik Andriotti Sasso Lopes
Gabrielle Pacheco
Isabeli Aparecida Zermiani
Luiz Eduardo Valério Francisco Alves
Maria Eduarda Cirino dos Santos
Matheus Zanluchi Batista
Nicolas Floriano








Para encerrar todas as turmas e equipe do CEI Semear e Colher apresentaram a musica MUITO OBRIGADO!

Tivemos a oportunidade de ter um momento precioso de confraternização!



 mais fotos no facebook: 

 A Família Semear e Colher agradece aos pais pelo apoio, compreensão e respeito dedicados ao nosso trabalho durante todo esse ano, Obrigado por nos confiar os bens mais valiosos SEUS FILHOS, que são herança do Senhor! E mais uma vez, o nosso muito obrigado sem vocês nada disso seria possível!