terça-feira, 20 de agosto de 2013

Educação Infantil

O mundo todo desperta-se para a importância da educação infantil. Até pouco tempo atrás esse ensino era tido como de menor importância.
Hoje, sabemos que a estimulação precoce das crianças contribui e muito para o seu aprendizado futuro. Desenvolve suas capacidades motoras, afetivas e de relacionamento social. O contato das crianças com os educadores transforma-se em relações de aprendizado.
Uma outra concepção é o desenvolvimento da autonomia, considerando, no processo de aprendizagem, que a criança tem interesses e desejos próprios e que é um ser capaz de interferir no meio em que vive. Entender a função de brincar no processo educativo é conduzir a criança, ludicamente, para suas descobertas cognitivas, afetivas, de relação interpessoal, de inserção social. A brincadeira leva a criança ao conhecimento da língua oral, escrita, e da matemática.
Acompanhando a implantação da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), o Ministério da Educação (MEC), com o objetivo de assessorar as escolas, elaborou referenciais para um ensino de qualidade da educação básica, os chamados Parâmetros Curriculares Nacionais.
Os Parâmetros não têm caráter obrigatório e servem de orientação às escolas públicas e particulares. Os Parâmetros, assessorando a competência profissional, contribuem para a elaboração de currículos de melhor nível, mais ajustados à realidade do ensino.
Os “Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Infantil” propõem critérios curriculares para o aprendizado em creche e pré-escola. Buscam a uniformização da qualidade desse atendimento. Os Parâmetros indicam as capacidades a serem desenvolvidas pelas crianças: de ordem física, cognitiva, ética, estética, afetiva, de relação interpessoal, de inserção social e fornecem os campos de ação. Nesses campos são especificados o conhecimento de si e do outro, o brincar, o movimento, a língua oral e escrita, a matemática, as artes visuais, a música e o conhecimento do mundo, ressaltando a construção da cidadania.
O então ministro da Educação, Paulo Renato Souza, ao se referir aos Parâmetros Curriculares do Ensino Fundamental, ponderou: “Passamos a oferecer a perspectiva de que as creches passem a ter um conteúdo educacional e deixem de ser meros depósitos de crianças. Em todo o mundo está havendo a preocupação de desenvolver a criança desde o seu nascimento”.
Dados de 1998, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 25% da população de zero a 6 anos freqüentam creche ou pré-escola. São 5,5 milhões de crianças de um total de 21,3 milhões.
A educação infantil é definida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) como parte da educação básica, mas não da educação obrigatória. A lei define, também, nas disposições transitórias, a passagem das creches para o sistema educacional. O Ministério da Educação (MEC) determinou que, a partir de janeiro de 1999, todas as creches do País deveriam estar credenciadas nos sistemas educacionais.
Conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, cabe aos sistemas municipais a responsabilidade maior por esses atendimento. A Constituição da República diz que “A educação é direito de todos e dever do Estado”. A emenda constitucional n.º 14/96 alterou dispositivos relativos à educação e estabeleceu que a educação infantil é atribuição prioritária dos municípios.
A educação infantil tem-se revelado primordial para uma aprendizagem efetiva. Ela socializa, desenvolve habilidades, melhora o desempenho escolar futuro, propiciando à criança resultados superiores ao chegar ao ensino fundamental.
A educação infantil é o verdadeiro alicerce da aprendizagem,  aquela  que deixa a criança pronta para aprender.
* Supervisora de ensino aposentada.        
Izabel Sadalla Grispino

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Semana Caipira

A semana caipira teve como principal objetivo resgatar os valores do campo, dando à oportunidade de as crianças compreenderem de forma plena a importância que a vida rural tem; afinal sem ela como haveria a vida urbana? 
Cada um dos dias da semana foi trabalhado um tema dentro do cotidiano caipira, Variação Lingüística, Cultura, Ritmos, Historias, Culinária, Brincadeiras, Semeadura e colheita e claro que não poderia faltar muita festa, comida gostosa e bagunça! 
Programação

Dia da Semeadura e Colheita

Dia da Semeadura e Colheita

Dia da Semeadura e Colheita

Dia da Semeadura e Colheita

Dia da Semeadura e Colheita
Culinária Caipira

Culinária Caipira

Culinária Caipira

Culinária Caipira
Vida na fazenda

Vida na fazenda

Moda Caipira

Moda Caipira

Moda Caipira

Moda Caipira

Moda Caipira

Moda Caipira


Moda Caipira
Moda Caipira
Moda Caipira
  Foi uma semana muito produtiva e divertida, certamente a partir de agora as crianças passarão a observar a cultura e os caipiras com muito mais respeito, apresso e admiração!

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Breve... Festa Caipira!


YUPIII FESTA!  De 15 a 19 de julho haverá semana Caipira no CEI Semear e Colher! Será uma semana de muita comida gostosa, brincadeiras e diversão!
 
  Nesta semana será ensinado as crianças sobre a vida caipira, o campo, animais, alimentos, agricultura, receitas e muito mais!


PROGRAMAÇÃO:


terça-feira, 4 de junho de 2013

Projeto Minha identidade e individualidade

 “É necessário que desde pequena a criança entenda que ela possui um lugar na história, assim poderão ter segurança em relação ao seu presente e futuro. A criança precisa receber orientações sábias vindas de adultos, assim podem identificar as qualidades pessoais do caráter ”
Retirado do estudo: Educação por princípios no cotidiano escolar
Atividade Familiar (Maternal II)
 Justificativa:

Nesta fase da educação Infantil é importante que os alunos aproveitem todas as oportunidades para valorizar a vida, o meio onde vivem e todas as pessoas que fazem parte desta história. Conhecendo-se de maneira global, a criança poderá não só vivenciar situações reais, mas integrar-se como ser crítico, autônomo, questionando mudanças, atitudes e valorizando o seu desenvolvimento.

  
Objetivos:

  • Dar a criança oportunidade de compreender o que é Identidade.
  • Respeitar a individualidade de cada um do grupo
  • Reconhecer a importância e a necessidade de ter um bom relacionamento com o grupo, afinal passarão por um ano ou até mais juntos.
  • Adquirir noções fundamentais sobre sua individualidade e dos amigos de classe
  • Desenvolver o hábito de cuidar de si, 
  • Valorizar seu corpo, sua saúde, sua vida, seu meio social e ambiental;
  • Estabelecer uma relação com a sociedade;
  • Diferenciar os vários tipos de famílias e os membros que a compõe;
  • Conhecer seus antepassados;
  • Identificar tipos de moradia e formas de construções;
  • Conhecer diversas estruturas familiares no mundo. Valorizar a cidadania, o respeito ao próximo a si mesmo e a cooperação;
  • Desenvolver hábitos e costumes de higiene e saúde;
  • Respeitar e valorizar seu corpo, sua saúde , sua família, seu lar e todas as diferenças
  • Apreciar e ler vários tipos de textos;
  • Preservar o corpo e a sua saúde; identificar todas as partes do corpo
  • Possibilitar a integração com as pessoas e o ambiente;
  • Favorecer a sua livre expressão para que, participem e busquem novas maneiras de interagir com a realidade até mesmo para modificá-la;
  • Compreender que é um ser único e que há diferenças mesmo sendo membros de uma mesma família;
  • Desenvolver o auto - conceito.


Questões a serem abordadas.

  • Quem somos? De onde viemos? Nossos antepassados? Valores que temos? Porque precisamos uns dos outros? Qual a importância de sermos moldados em nossa individualidade?

Eixos trabalhados:

  • Linguagem oral e escrita; Matemática; Movimento; Música; Artes visuais; Natureza e sociedade


Competências desenvolvidas

  • Afetividade; autoconhecimento; Auto-estima; hábitos de trabalhos, relacionamento com os amigos e professores, cumprimento das tarefas escolares, atitudes positivas ou negativas com relação aos trabalhos escolares, capacidade de cooperação, aproveitamento de tempo; etc.

  Estratégias:
  • Bíblia; pesquisas; atividades familiares; Filmes; Jornais e revistas; Textos; conversação; Músicas; fotos, expressões corporais, teatro, Dinâmicas diversas e outros.
Maternal II
Maternal II
Maternal III
Maternal III
Maternal II
Jardim e pré-escola
Jardim e pré-escola
Maternal III
Maternal I
  As crianças precisam sentir-se amadas, seguras, valorizadas e importantes.É fundamental que a criança desenvolva confiança no caráter dos adultos que mais influenciam suas vidas. A criança possui um valor pessoal, baseado na aceitação de sua própria individualidade como presente de Deus.

 Retirado do estudo: Educação por princípios no cotidiano escolar

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

VOLTA ÀS AULAS!


Hoje o CEI Semear e Colher teve seu primeiro dia de aula neste ano de 2013... Foi ótimo, Deus nos dará graça e nos capacitará para que tenhamos um excelente ano!

É fato que muito do nosso tempo passamos na escola, e é por isso que buscamos tornar nosso ambiente agradável e harmonioso. 

Nossa maior prioridade é o bem estar e alegria das nossas crianças! É Muito bom tê-los de volta. As novas famílias sejam bem vindas, e obrigada por virem fazer parte da nossa família!

Aproveitando pra gastar muitas energias!

Jardim e pré-escola


Lanchinho Colorido!

Bora Brincar!


"Herança do SENHOR são os filhos; e o fruto do ventre, seu galardão.". Salmos 127:3