segunda-feira, 22 de julho de 2013

Semana Caipira

A semana caipira teve como principal objetivo resgatar os valores do campo, dando à oportunidade de as crianças compreenderem de forma plena a importância que a vida rural tem; afinal sem ela como haveria a vida urbana? 
Cada um dos dias da semana foi trabalhado um tema dentro do cotidiano caipira, Variação Lingüística, Cultura, Ritmos, Historias, Culinária, Brincadeiras, Semeadura e colheita e claro que não poderia faltar muita festa, comida gostosa e bagunça! 
Programação

Dia da Semeadura e Colheita

Dia da Semeadura e Colheita

Dia da Semeadura e Colheita

Dia da Semeadura e Colheita

Dia da Semeadura e Colheita
Culinária Caipira

Culinária Caipira

Culinária Caipira

Culinária Caipira
Vida na fazenda

Vida na fazenda

Moda Caipira

Moda Caipira

Moda Caipira

Moda Caipira

Moda Caipira

Moda Caipira


Moda Caipira
Moda Caipira
Moda Caipira
  Foi uma semana muito produtiva e divertida, certamente a partir de agora as crianças passarão a observar a cultura e os caipiras com muito mais respeito, apresso e admiração!

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Breve... Festa Caipira!


YUPIII FESTA!  De 15 a 19 de julho haverá semana Caipira no CEI Semear e Colher! Será uma semana de muita comida gostosa, brincadeiras e diversão!
 
  Nesta semana será ensinado as crianças sobre a vida caipira, o campo, animais, alimentos, agricultura, receitas e muito mais!


PROGRAMAÇÃO:


terça-feira, 4 de junho de 2013

Projeto Minha identidade e individualidade

 “É necessário que desde pequena a criança entenda que ela possui um lugar na história, assim poderão ter segurança em relação ao seu presente e futuro. A criança precisa receber orientações sábias vindas de adultos, assim podem identificar as qualidades pessoais do caráter ”
Retirado do estudo: Educação por princípios no cotidiano escolar
Atividade Familiar (Maternal II)
 Justificativa:

Nesta fase da educação Infantil é importante que os alunos aproveitem todas as oportunidades para valorizar a vida, o meio onde vivem e todas as pessoas que fazem parte desta história. Conhecendo-se de maneira global, a criança poderá não só vivenciar situações reais, mas integrar-se como ser crítico, autônomo, questionando mudanças, atitudes e valorizando o seu desenvolvimento.

  
Objetivos:

  • Dar a criança oportunidade de compreender o que é Identidade.
  • Respeitar a individualidade de cada um do grupo
  • Reconhecer a importância e a necessidade de ter um bom relacionamento com o grupo, afinal passarão por um ano ou até mais juntos.
  • Adquirir noções fundamentais sobre sua individualidade e dos amigos de classe
  • Desenvolver o hábito de cuidar de si, 
  • Valorizar seu corpo, sua saúde, sua vida, seu meio social e ambiental;
  • Estabelecer uma relação com a sociedade;
  • Diferenciar os vários tipos de famílias e os membros que a compõe;
  • Conhecer seus antepassados;
  • Identificar tipos de moradia e formas de construções;
  • Conhecer diversas estruturas familiares no mundo. Valorizar a cidadania, o respeito ao próximo a si mesmo e a cooperação;
  • Desenvolver hábitos e costumes de higiene e saúde;
  • Respeitar e valorizar seu corpo, sua saúde , sua família, seu lar e todas as diferenças
  • Apreciar e ler vários tipos de textos;
  • Preservar o corpo e a sua saúde; identificar todas as partes do corpo
  • Possibilitar a integração com as pessoas e o ambiente;
  • Favorecer a sua livre expressão para que, participem e busquem novas maneiras de interagir com a realidade até mesmo para modificá-la;
  • Compreender que é um ser único e que há diferenças mesmo sendo membros de uma mesma família;
  • Desenvolver o auto - conceito.


Questões a serem abordadas.

  • Quem somos? De onde viemos? Nossos antepassados? Valores que temos? Porque precisamos uns dos outros? Qual a importância de sermos moldados em nossa individualidade?

Eixos trabalhados:

  • Linguagem oral e escrita; Matemática; Movimento; Música; Artes visuais; Natureza e sociedade


Competências desenvolvidas

  • Afetividade; autoconhecimento; Auto-estima; hábitos de trabalhos, relacionamento com os amigos e professores, cumprimento das tarefas escolares, atitudes positivas ou negativas com relação aos trabalhos escolares, capacidade de cooperação, aproveitamento de tempo; etc.

  Estratégias:
  • Bíblia; pesquisas; atividades familiares; Filmes; Jornais e revistas; Textos; conversação; Músicas; fotos, expressões corporais, teatro, Dinâmicas diversas e outros.
Maternal II
Maternal II
Maternal III
Maternal III
Maternal II
Jardim e pré-escola
Jardim e pré-escola
Maternal III
Maternal I
  As crianças precisam sentir-se amadas, seguras, valorizadas e importantes.É fundamental que a criança desenvolva confiança no caráter dos adultos que mais influenciam suas vidas. A criança possui um valor pessoal, baseado na aceitação de sua própria individualidade como presente de Deus.

 Retirado do estudo: Educação por princípios no cotidiano escolar

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

VOLTA ÀS AULAS!


Hoje o CEI Semear e Colher teve seu primeiro dia de aula neste ano de 2013... Foi ótimo, Deus nos dará graça e nos capacitará para que tenhamos um excelente ano!

É fato que muito do nosso tempo passamos na escola, e é por isso que buscamos tornar nosso ambiente agradável e harmonioso. 

Nossa maior prioridade é o bem estar e alegria das nossas crianças! É Muito bom tê-los de volta. As novas famílias sejam bem vindas, e obrigada por virem fazer parte da nossa família!

Aproveitando pra gastar muitas energias!

Jardim e pré-escola


Lanchinho Colorido!

Bora Brincar!


"Herança do SENHOR são os filhos; e o fruto do ventre, seu galardão.". Salmos 127:3