“É necessário que desde pequena a criança
entenda que ela possui um lugar na história, assim poderão ter segurança em
relação ao seu presente e futuro. A criança precisa receber orientações sábias
vindas de adultos, assim podem identificar as qualidades pessoais do caráter ”
Retirado
do estudo: Educação por princípios no
cotidiano escolar
|
Atividade Familiar (Maternal II) |
|
Justificativa:
Nesta fase da educação Infantil é importante que os alunos aproveitem
todas as oportunidades para valorizar a vida, o meio onde vivem e todas as
pessoas que fazem parte desta história. Conhecendo-se de maneira global, a
criança poderá não só vivenciar situações reais, mas integrar-se como ser
crítico, autônomo, questionando mudanças, atitudes e valorizando o seu desenvolvimento.
Objetivos:
- Dar a criança
oportunidade de compreender o que é Identidade.
- Respeitar a
individualidade de cada um do grupo
- Reconhecer a
importância e a necessidade de ter um bom relacionamento com o grupo, afinal
passarão por um ano ou até mais juntos.
- Adquirir noções
fundamentais sobre sua individualidade e dos amigos de classe
- Desenvolver o
hábito de cuidar de si,
- Valorizar seu
corpo, sua saúde, sua vida, seu meio social e ambiental;
- Estabelecer uma
relação com a sociedade;
- Diferenciar os
vários tipos de famílias e os membros que a compõe;
- Conhecer seus
antepassados;
- Identificar
tipos de moradia e formas de construções;
- Conhecer
diversas estruturas familiares no mundo. Valorizar a cidadania, o respeito ao
próximo a si mesmo e a cooperação;
- Desenvolver
hábitos e costumes de higiene e saúde;
- Respeitar e
valorizar seu corpo, sua saúde , sua família, seu lar e todas as diferenças
- Apreciar e ler
vários tipos de textos;
- Preservar o
corpo e a sua saúde; identificar todas as partes do corpo
- Possibilitar a
integração com as pessoas e o ambiente;
- Favorecer a sua
livre expressão para que, participem e busquem novas maneiras de interagir com
a realidade até mesmo para modificá-la;
- Compreender que
é um ser único e que há diferenças mesmo sendo membros de uma mesma família;
- Desenvolver o
auto - conceito.
Questões a serem abordadas.
- Quem somos? De onde viemos? Nossos antepassados? Valores
que temos? Porque precisamos uns dos outros? Qual a importância de sermos
moldados em nossa individualidade?
Eixos trabalhados:
- Linguagem oral e
escrita; Matemática; Movimento; Música; Artes visuais; Natureza e sociedade
Competências desenvolvidas
- Afetividade; autoconhecimento;
Auto-estima; hábitos de trabalhos, relacionamento com os amigos e professores,
cumprimento das tarefas escolares, atitudes positivas ou negativas com relação
aos trabalhos escolares, capacidade de cooperação, aproveitamento de tempo;
etc.
Estratégias:
- Bíblia; pesquisas; atividades
familiares; Filmes; Jornais e revistas; Textos; conversação; Músicas; fotos,
expressões corporais, teatro, Dinâmicas diversas e outros.