Observada a questão do descuido e falta de
conhecimento sobre o meio em que vivemos, tivemos como decisão a elaboração do
projeto, para que através dele as crianças possam saber mais sobre o meio onde
vive seu país, estado, cidade, sua escola, sua casa e até sobre seu quarto.
É importante que desde pequenas as crianças recebam informações básicas e necessárias para seu dia a dia, estas são informações que levarão consigo para sempre.
Nessa fase é importante que os alunos adquiram, aproveitem todas as oportunidades para valorizar a vida, o meio onde vivem e todas as pessoas que fazem parte desta história. Conhecendo-se de maneira global, a criança poderá não só vivenciar situações reais, mas integrar-se como ser crítico, autônomo, questionando mudanças, atitudes e valorizando-se no seu desenvolvimento.
OBJETIVOS:
ü Adquirir noções fundamentais sobre
sua individualidade e dos amigos de classe
ü Dar a criança oportunidade de
compreender o que é Identidade.
ü Respeitar a individualidade de cada
um do grupo
ü Reconhecer a importância e a
necessidade de ter um bom relacionamento com o grupo, afinal passarão por um ano
ou até mais juntos.
ü Desenvolver o hábito de cuidar de
si,
ü Valorizar seu corpo, sua saúde, sua
vida, seu meio social e ambiental;
ü Estabelecer uma relação com a
sociedade;
ü Diferenciar os vários tipos de
famílias e os membros que a compõe;
ü Conhecer seus antepassados;
ü Identificar tipos de moradia e formas
de construções;
ü Conhecer diversas estruturas
familiares no mundo. Valorizar a cidadania, o respeito ao próximo a si mesmo e
a cooperação;
ü Desenvolver hábitos e costumes de
higiene e saúde;
ü Respeitar e valorizar seu corpo, sua
saúde , sua família, seu lar e todas as diferenças
ü Apreciar e ler vários tipos de
textos;
ü Preservar o corpo e a sua saúde; identificar
todas as partes do corpo
ü Possibilitar a integração com as
pessoas e o ambiente;
ü Favorecer a sua livre expressão para
que, participem e busquem novas maneiras de interagir com a realidade até mesmo
para modificá-la;
ü Compreender que é um ser único e que
há diferenças mesmo sendo membros de uma mesma família;
ü Compreender sobre a criação do Mundo
e sobre seu Criador
ü Dar valor a cada detalhe da criação
ü Compreender que cada coisa possui o
seu lugar no espaço
ü Desenvolver conhecimentos sobre o
planeta e tudo o que nele há.
ü
Enriquecer e
proporcionar uma forma simples de compreender a formação do mundo (Planeta, Continentes,
Pais, Regiões, estados, cidades, bairros, ruas...)
ü
Atingir um alto grau
de conhecimento com relação a tudo o que nos cerca.
ü
Conscientizar as
crianças sobre os cuidados que devemos tomar com o nosso habitat
METODOLOGIA
Com a consciência de que
a criança que desenvolve um forte amor por seu meio ambiente e por todos os
seres vivos, criança que descobre a alegria e o entusiasmo no trabalho, temos
motivos para esperar que a humanidade possa se orientar numa nova direção.
Só uma educação ambiental
baseada na transformação de valores e na mudança de atitudes pode resultar em
benefícios, para o nosso planeta, que dá sinais visíveis de que esta pedindo
socorro.
As crianças devem
conhecer sobre o meio pois assim aprendem brincando, Reciclando e Amando o
Planeta Terra.
ESTRATÉGIAS:
Musicas,Vídeos; pesquisas;
Jornais e revistas; Textos; conversação; fotos, expressões corporais, teatro,
Dinâmicas diversas, atividade familiar e outros.
COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS
Afetividade;
auto-conhecimtno; Auto-estima; hábitos de trabalhos, relacionamento com os
amigos e professores, cumprimento das tarefas escolares, atitudes positivas ou
negativas com relação aos trabalhos escolares, capacidade de cooperação,
aproveitamento de tempo; etc.
QUESTÕES A SEREM ABORDADAS.
ü Quem somos?
ü De onde viemos?
ü Nossos antepassados?
ü Valores que temos?
ü Porque precisamos uns dos outros?
ü Qual a importância de sermos moldados
em nossa individualidade?
ü Qual o nosso habitat?
ü O que temos a nossa volta?
ü Qual nossa importância no meio que vivemos?
ü Qual nossa importância no meio que vivemos?
ü Como preservar o meio que vivo?
ü Qual minha função como cidadão?
ü Qual minha função como cidadão?
EIXOS TRABALHADOS:
ü Linguagem oral e escrita;
ü Matemática;
ü Movimento;
ü Música;
ü Artes visuais;
ü Natureza e sociedade
AVALIAÇÃO:
Na avaliação é vista o desempenho e participação de cada aluno. Será observado de que forma tem refletido na vida das crianças, como cuidado com o meio, reciclagem, e a compreensão da responsabilidade que cada um tem para com a sociedade.
Todas as atividades realizadas serão registradas e feitos relatórios com fotos em anexo e posto nos fichários juntamente com as atividades realizadas.
Trimestralmente será enviado aos pais relatórios individuais explicando sobre o processo educativo e desenvolvimento do seu filho (a).