“É necessário que desde pequena a criança
entenda que ela possui um lugar na história, assim poderão ter segurança em
relação ao seu presente e futuro. A criança precisa receber orientações sábias
vindas de adultos, assim podem identificar as qualidades pessoais do caráter ”
Retirado
do estudo: Educação por princípios no
cotidiano escolar
Atividade Familiar (Maternal II) |
Justificativa:
Nesta fase da educação Infantil é importante que os alunos aproveitem
todas as oportunidades para valorizar a vida, o meio onde vivem e todas as
pessoas que fazem parte desta história. Conhecendo-se de maneira global, a
criança poderá não só vivenciar situações reais, mas integrar-se como ser
crítico, autônomo, questionando mudanças, atitudes e valorizando o seu desenvolvimento.
Objetivos:
- Dar a criança oportunidade de compreender o que é Identidade.
- Respeitar a individualidade de cada um do grupo
- Reconhecer a importância e a necessidade de ter um bom relacionamento com o grupo, afinal passarão por um ano ou até mais juntos.
- Adquirir noções fundamentais sobre sua individualidade e dos amigos de classe
- Desenvolver o hábito de cuidar de si,
- Valorizar seu corpo, sua saúde, sua vida, seu meio social e ambiental;
- Estabelecer uma relação com a sociedade;
- Diferenciar os vários tipos de famílias e os membros que a compõe;
- Conhecer seus antepassados;
- Identificar tipos de moradia e formas de construções;
- Conhecer diversas estruturas familiares no mundo. Valorizar a cidadania, o respeito ao próximo a si mesmo e a cooperação;
- Desenvolver hábitos e costumes de higiene e saúde;
- Respeitar e valorizar seu corpo, sua saúde , sua família, seu lar e todas as diferenças
- Apreciar e ler vários tipos de textos;
- Preservar o corpo e a sua saúde; identificar todas as partes do corpo
- Possibilitar a integração com as pessoas e o ambiente;
- Favorecer a sua livre expressão para que, participem e busquem novas maneiras de interagir com a realidade até mesmo para modificá-la;
- Compreender que é um ser único e que há diferenças mesmo sendo membros de uma mesma família;
- Desenvolver o auto - conceito.
Questões a serem abordadas.
- Quem somos? De onde viemos? Nossos antepassados? Valores que temos? Porque precisamos uns dos outros? Qual a importância de sermos moldados em nossa individualidade?
Eixos trabalhados:
- Linguagem oral e escrita; Matemática; Movimento; Música; Artes visuais; Natureza e sociedade
Competências desenvolvidas
- Afetividade; autoconhecimento; Auto-estima; hábitos de trabalhos, relacionamento com os amigos e professores, cumprimento das tarefas escolares, atitudes positivas ou negativas com relação aos trabalhos escolares, capacidade de cooperação, aproveitamento de tempo; etc.
Estratégias:
- Bíblia; pesquisas; atividades familiares; Filmes; Jornais e revistas; Textos; conversação; Músicas; fotos, expressões corporais, teatro, Dinâmicas diversas e outros.
Maternal II |
Maternal II |
Maternal III |
Maternal III |
Maternal II |
Jardim e pré-escola |
Jardim e pré-escola |
Maternal III |
Maternal I |
As crianças precisam sentir-se amadas, seguras, valorizadas e
importantes.É fundamental que a criança desenvolva confiança no caráter dos adultos
que mais influenciam suas vidas. A criança possui um valor pessoal, baseado na
aceitação de sua própria individualidade como presente de Deus.
Retirado
do estudo: Educação por princípios no
cotidiano escolar