sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Festa do Pijama!

FESTA DO PIJAMA!

A festa do pijama no CEI foi realizada no dia 21 de outubro com a turma do jardim e pré escola! Quem já foi numa festa do pijama nunca esquece, pelo menos eu lembro de todas, e como esperávamos foi uma noite muito especial! O tema da festa foi AMIGO. De fato as crianças desde já precisam compreender a importância de verdadeiros amigos e também o quanto é indispensável termos em nossas vidas pessoas de confiança que verdadeiramente desejam o nosso bem! A noite foi incrível e as crianças foram dormir depois das 2 horas da manhã. Tivemos uma programação toda especial com momentos de comunhão, Musica, teatro com fantoche, comilanças, gincanas e muito mais!

Turma do jardim/pré-escola
Pizza!!!
Tudo comprado com muito carinho!
Musica
Teatro com fantoche! Amizade de Davi e Jônatas
Momento de comunhão
Momento de comunhão
teatro
Momento de comunhão
Fundue


Fundue
Fundue
Muitas Brincadeiras
Filme e pipoca
Filme e pipoca


Fundue
Filme e pipoca
Hora de acordar!
E para encerrar.. Um delicioso Almoço!!!





Resumindo... Foi bom demais!!!

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Semana da Criança!!!

A semana da criança no CEI teve como principal objetivo presentear as crianças com muito aprendizado, conhecimento e diversão.Cada um dos dias da semana foi trabalhado um tema relacionado à criança e suas vivencias como, Respeito aos pais, seus direitos e também deveres, Desfile, brincadeiras, gincanas, Atividades relacionadas à individualidade e certamente não poderia faltar, muita festa, comida gostosa, doces, pula pula e bagunça!


Foi uma semana MARAVILHOSA!


Dia do penteado Maluco

Dia do penteado Maluco

Lembrancinha :)

Berçário II

Cabelo maluco!




Nossa toca :)
Berçário 

Lembrancinha
Cabelo Maluco


Maternal III




Jardim/pré-escola


Cabelo Maluco




Atividade Familiar


Maternal I

Ser criança é ser feliz com muito pouco!

"Ser criança é acreditar que tudo é possível.
É ser inesquecivelmente feliz com muito pouco
É se tornar gigante diante de gigantescos pequenos obstáculos
Ser criança é fazer amigos antes mesmo de saber o nome deles.
É conseguir perdoar muito mais fácil do que brigar.
Ser criança é ter o dia mais feliz da vida, todos os dias.
Ser criança é o que a gente nunca deveria deixar de ser."
Gilberto dos Reis

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Educação Infantil

O mundo todo desperta-se para a importância da educação infantil. Até pouco tempo atrás esse ensino era tido como de menor importância.
Hoje, sabemos que a estimulação precoce das crianças contribui e muito para o seu aprendizado futuro. Desenvolve suas capacidades motoras, afetivas e de relacionamento social. O contato das crianças com os educadores transforma-se em relações de aprendizado.
Uma outra concepção é o desenvolvimento da autonomia, considerando, no processo de aprendizagem, que a criança tem interesses e desejos próprios e que é um ser capaz de interferir no meio em que vive. Entender a função de brincar no processo educativo é conduzir a criança, ludicamente, para suas descobertas cognitivas, afetivas, de relação interpessoal, de inserção social. A brincadeira leva a criança ao conhecimento da língua oral, escrita, e da matemática.
Acompanhando a implantação da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), o Ministério da Educação (MEC), com o objetivo de assessorar as escolas, elaborou referenciais para um ensino de qualidade da educação básica, os chamados Parâmetros Curriculares Nacionais.
Os Parâmetros não têm caráter obrigatório e servem de orientação às escolas públicas e particulares. Os Parâmetros, assessorando a competência profissional, contribuem para a elaboração de currículos de melhor nível, mais ajustados à realidade do ensino.
Os “Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Infantil” propõem critérios curriculares para o aprendizado em creche e pré-escola. Buscam a uniformização da qualidade desse atendimento. Os Parâmetros indicam as capacidades a serem desenvolvidas pelas crianças: de ordem física, cognitiva, ética, estética, afetiva, de relação interpessoal, de inserção social e fornecem os campos de ação. Nesses campos são especificados o conhecimento de si e do outro, o brincar, o movimento, a língua oral e escrita, a matemática, as artes visuais, a música e o conhecimento do mundo, ressaltando a construção da cidadania.
O então ministro da Educação, Paulo Renato Souza, ao se referir aos Parâmetros Curriculares do Ensino Fundamental, ponderou: “Passamos a oferecer a perspectiva de que as creches passem a ter um conteúdo educacional e deixem de ser meros depósitos de crianças. Em todo o mundo está havendo a preocupação de desenvolver a criança desde o seu nascimento”.
Dados de 1998, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 25% da população de zero a 6 anos freqüentam creche ou pré-escola. São 5,5 milhões de crianças de um total de 21,3 milhões.
A educação infantil é definida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) como parte da educação básica, mas não da educação obrigatória. A lei define, também, nas disposições transitórias, a passagem das creches para o sistema educacional. O Ministério da Educação (MEC) determinou que, a partir de janeiro de 1999, todas as creches do País deveriam estar credenciadas nos sistemas educacionais.
Conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, cabe aos sistemas municipais a responsabilidade maior por esses atendimento. A Constituição da República diz que “A educação é direito de todos e dever do Estado”. A emenda constitucional n.º 14/96 alterou dispositivos relativos à educação e estabeleceu que a educação infantil é atribuição prioritária dos municípios.
A educação infantil tem-se revelado primordial para uma aprendizagem efetiva. Ela socializa, desenvolve habilidades, melhora o desempenho escolar futuro, propiciando à criança resultados superiores ao chegar ao ensino fundamental.
A educação infantil é o verdadeiro alicerce da aprendizagem,  aquela  que deixa a criança pronta para aprender.
* Supervisora de ensino aposentada.        
Izabel Sadalla Grispino