segunda-feira, 31 de março de 2014

Projeto Primeiras Sapatilhas

    Visto o interesse que as crianças possuem em atividades corporais deu-se início ao Projeto Primeiras Sapatilhas no Cei Semear e Colher. De fato a dança é uma forma de expressão que ajuda a criança a explorar os seus sentimentos, além de adquirir maior autoconfiança.

Desenvolver a musicalidade e a expressão corporal na educação infantil é muito importante não só para trabalhar atividades que envolvam música e dança, mas também para o reconhecimento de seu corpo, de suas possibilidades e limitações espaciais, temporais e laterais.

É necessário salientar que as atividades que envolvem música e dança é sem dúvida um importante meio de inserção de cultura e prazer, julgando que as crianças sabem relacionar música e dança, pois é algo materno e com certeza elas irão perceber essa atividade como uma possibilidade de brincar e não há nada mais grandioso do que aprender brincando.

É difícil imaginar uma criança que ao ouvir determinada música não acabe dançando, isso vem desde muito cedo devido ela vivenciar diferentes situações nas quais os adultos mesmo sem perceber acabam passando essa idéia de que música foi feita para dançar e expressar diferentes emoções. Mas não é só esse o papel da música na educação, ela vai muito além de uma gostosa diversão.

Nesse sentido, o trabalho com a música e com a dança pode favorecer o desenvolvimento corporal da criança tendo o objetivo de combinar movimento e ritmo adequado de acordo com a estrutura rítmica da música. Facilitar a socialização e contribuir para o relaxamento muscular e psicológico de cada aluno é um dos fatores que tornam essa prática muito importante.

Benefício emocional
A dança é uma forma de expressão que ajuda seu filho a explorar os seus sentimentos, além de adquirir maior autoconfiança.

Benefício social
A dança é uma experiência comum que promove a tolerância e apreço pelos outros.

Benefício cultural
Dançar fomenta o interesse em outras culturas. Ao estudar formas de dança que se originam em outros países seu filho adquire compreensão histórica de outros povos.

Qual é o melhor estilo?
Não importa o estilo, o importante é que seu filho tenha uma experiência agradável e bem movimentada que explore as suas habilidades individuais através de experiências de aprendizagem.

A dança desenvolve estímulos como:
Tátil – sentir os movimentos e seus benefícios para o corpo;
Visual – ver os movimentos e transformá-los em atos;
Auditivo – ouvir a música e dominar o seu ritmo;
Afetivo – emoções e sentimentos transpostos na coreografia;
Cognitivo – raciocínio, ritmo, coordenação;
Motor – esquema corporal, coordenação motora associada ao equilíbrio e flexibilidade.









Projeto elaborado pela professora:  Jéssica Reckziegel. Acesse: https://www.facebook.com/primeiras.sapatilhas?fref=ts


quinta-feira, 20 de março de 2014

projeto: “Eu e o meio que vivo”

Desenvolvimento do projeto: “Eu e o meio que vivo”

 As turmas do Maternal I,II e III iniciaram o projeto “eu e o meio que vivo” no dia 03 de fevereiro.  Partindo do principio, cujo texto referência para as atividades é Gênesis 1:1-31, pode-se compreender a origem de todas as coisas.  Nestas primeiras semanas o principal objetivo é apresentar as crianças e tornar conhecida toda a criação.

Neste primeiro mês nossas atividades têm sido focadas em temas relacionados ao nosso planeta, sua composição e também cuidados que devemos ter com ele. Os principais objetivos a serem atingidos tem sido; que compreendam o que é o planeta terra, do que ele é formado, e quais as suas necessidades para sua sobrevivência.

As crianças tem mostrado grande interesse em novas descobertas. Cada aula ministrada nota-se a vontade e desejo em aprender, obviamente que cada um na sua individualidade, grau de interesse e tempo de concentração, porem de modo geral a turma participa, questiona, e mantém um excelente período de interesse no que esta sendo ministrado.

O Maternal III Construiu o Planeta terra que foi pendurado no teto da sala. Também aprenderam sobre tudo o que nele há; o céu a terra, sol, lua, estrelas, as águas, Plantas e as arvores, os animais e os seres humanos. 

As turmas do maternal I e II também iniciaram o ano com atividades relacionadas ao planeta, porem por vermos maior necessidade em se conhecerem melhor e também os amigos passamos a intercalar com atividades sobre sua Genealogia e Individualidade.  


A turma do Jardim I e II tem focado as atividades em cima dos temas: Amigo, família e genealogia, cujo objetivo: estimular a cidadania e ajudar os alunos a perceber que eles possuem uma história de vida, as atividades promoveram situações que favorecem a construção da identidade, além de estimular a integração social, respeitando as diferenças étnicas e sociais entre os colegas. Consequentemente, a afetividade pelos amigos e familiares são desenvolvidos de forma que estimulem os alunos a adquirirem valores para que tenham uma boa interação com as pessoas e com o mundo.

"a importância de uma alimentação saudável"

Introdução: "Tudo que vemos no nosso dia a dia" Maternal I e II
Explorando as cores presentes no nosso cotidiano. Maternal I e II
O dia e a Noite. Maternal III
O dia e a Noite. Maternal III
o Sol e as Estrelas. Maternal III
Musicalização. Maternal I e II

 

Maternal III
O dia e a Noite. Maternal 
Árvore Genealógica Construída pela Turma do Maternal II

Árvore Genealógica Construída pela Turma do Maternal II
Construindo a Árvore Genealógica
Estrelas Confeccionadas pelo Maternal I
Árvore Genealógica Construída pela Turma do Maternal 
Construindo A Genealogia

Genealogia
Genealogia

As estrelas
Planeta terra construído pelo Maternal III
Árvore construída pelo Maternal I
Genealogia
Construindo a árvore genealógica
árvore de amigos construída pelo Jardim I e II
Genealogia construída pelo Jardim I e II
Sentidos
Alimentação Saudável. Dia do Arroz colorido
Identidade/ Jardim I e II
Aprendendo sobre a formação das nuvens
Aprendendo sobre a formação das nuvens
Conhecendo o Planeta terra. 
Conhecendo o Planeta terra. 
Formação das nuvens!
a Criação
sentidos
"prontos para mais uma prática culinária"
Pomar pintado e montado pela turma do Maternal. "♫ Banana, bananeira,Goiaba, goiabeira
Laranja, laranjeira, Maçã, macieira, Mamão, mamoeiro ♫" Palavra Cantada
Massinha Caseira, feita com o maternal I e II. Receita no nosso Face: https://www.facebook.com/semear.colher/posts/606069122801569?stream_ref=10
Jardim I e II reproduzindo a obra Maçãs e Laranjas do autor Paul Cézanne
Jardim I e II reproduzindo a obra Maçãs e Laranjas do autor Paul Cézanne

Alimentação Saudável. Jardim I/II
Nosso Lar. Maternal III
Nosso Lar. Maternal III
Nosso Lar. Maternal I
Conhecendo a Horta